top of page

A tal da dona Empoderamento

  • Foto do escritor: ParaTravez
    ParaTravez
  • 13 de set. de 2018
  • 3 min de leitura


O que de fato significa EMPODERAMENTO: “Empoderamento é a ação social coletiva de participar de debates que visam potencializar a conscientização civil sobre os direitos sociais e civis. Esta consciência possibilita a aquisição da emancipação individual e também da consciência coletiva necessária para a superação da dependência social e dominação política.”


Entendeu? Pois eu também não (rs) vou te explicar de uma forma bem simples, certo EMPODERAMENTO, quando falamos sobre parece que é um acessório que usamos ou a forma que nos vestimos, mas não. Empoderamento não é uma formula mágica e sim vivência e experiência, a partir do momento que você entende que não precisa deixar seu cabelo igual as moças ou moços da televisão, fazer regularmente aqueles exercícios para ficar com aquela “barriguinha” perfeita para o verão ou até mesmo quando você entende que não precisa se submeter a coisas surreais para ter um tipo de relacionamento (quando você pensa que ser solteiro está tudo certo), tá entendendo? Ok!


O empoderamento não é forma física ou textos muito bem construídos e sim a forma que você se vê e reporta isso para o mundo, vou te dar um exemplo bem básico “Imagine você na roda de amigos (as) e aí você percebe que a maioria dos seus amigos, malham, se preocupam com a aparência, com o mesmo corte de cabelo por que está na moda, a barba sempre feita, roupas consideradas populares e você pensa (não preciso disso não, estou super bem tendo o cabelo grande, curto, sendo gordo, magro e não preciso mudar para ser levado a sério)” isso é empoderamento.

Não se trata da forma que você se veste e sim da forma que você se comporta para o mundo, das coisas que você transmite, das ideias que você propõe para mudança de alguma causa que apoie, ser empoderado não é uma transformação de visual, a partir do momento que você utiliza certo tipo de roupas, acessórios já é uma pessoa empoderada NÃO, empoderamento se trata da desconstrução de pensamentos, desconstrução de padrões sociais que você não concorda e a partir daí seu visual começa a ser construído, mas não da forma que a publicidade te vê, mas sim da forma que você mesmo se vê e quer levar essa mensagem de que está tudo bem para o mundo.

Por isso citamos muito empoderamento feminino ou empoderamento LGBTQ+, pois não estamos abordando que somos livres, queremos usar o que quiser (até por que isso não é da conta de ninguém) mas sim a forma que queremos mostrar para as pessoas que ser LGBTQ+ ou ser feminista não está errado ou diferente, errado são os pensamentos retrógrados e sociais que as pessoas tem sobre isso, em falar que mulher é o pilar da casa e deve cuidar dos filhos e que todo gay é aquele palhaço caricato e que toda lésbica vai dar em cima de todo mundo, empoderamento é desmistificar esses pensamentos que foram implantados pela sociedade, pela religião, que são totalmente tortos sobre o tema e mostrar que cada um precisa tomar o seu lugar de uma forma sensata e honesta.

E outra coisa super importante, não dá para você afirmar que ser LGBTQ+ é errado, por causa de crenças que você acredita, sendo que você não viveu isso, sendo que você não é uma pessoa LGBTQ+, só se pode afirmar o certo e o errado se você viveu essas experiências, mas mesmo assim esse pensamento não deve ser padronizado, por que ninguém é igual, ou seja, voltamos ao começo de tudo onde o empoderamento se trata do posicionamento pessoal de causas para a humanidade entender como funciona e a partir dai (se quiser) comprar essa luta também.


Entendeu mana? Eu entendi super, deixa aqui seu comentário sobre o nosso querido empoderamento e o que acha dele, vamos passar a informação da forma correta e não da forma comercializada.

 
 
 

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

© Parágrafo e Travessão

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page