top of page

Resenha do Filme: “O quarto de Jack”

  • Foto do escritor: ParaTravez
    ParaTravez
  • 6 de jan. de 2018
  • 4 min de leitura

O drama conta a história de Joy e Jack, Joy (interpretada por Brie Larson) foi sequestrada quando jovem e mantida em cativeiro por um longo período, sua prisão ocasionou algumas mudanças em sua vida, ela era mantida presa pelo velho Nick (interpretado por Sean Bridgers) que pelo mesmo período a violentava, depois de um certo tempo Jack (interpretado por Jacob Tremblay) nasceu e obviamente também foi mantido em cativeiro pelo velho Nick. Joy fazia de tudo para que seu filho pudesse “viver”, mesmo que esse não seja a melhor definição de vida. Os dois estavam presos em um quarto, onde dividiam o tempo e tentavam passá-lo da melhor forma.



Jack uma criança muito esperta, vivia pensando no mundo que existia lá fora, fazia inúmeras perguntas a sua mãe Joy, ficava horas deitado na cama olhando para cima, onde podia ver pela claraboia que tinha no teto o céu e por ali se perdia em seus pensamentos. O tempo foi se passando e Joy já estava procurando uma forma de sair do quarto, mas não poderia colocar seu filho em risco, com cautela sugeriu a Jack que fizessem um plano de fuga, mas o garoto com medo rejeitou de primeira. Depois de pensar sobre isso Jack topa o plano e começam os preparativos para a fuga, Joy tenta fazer com que Jack ache o plano simples, ele se fingiria de morto, Joy o enrolaria em um tapete (o único que tinham na verdade) e quanto Nick chegasse ela pediria para ele o levar o garoto embora e o enterrar em algum lugar, seria o último pedido de uma mãe que acabará de perder o seu único filho. Explicado isso o plano é posto em prática, Jack é enrolado no tapete e quando Nick chega ao quarto e encontra Joy chorando sobre ele, ela encenando esbravecida diz que Nick o matou, ela não o deixa ver a criança e pede para que ele o leva a algum lugar. Nick não tem muito o que fazer, pois o garoto não podia ficar lá, ele pega o tapete e tira de dentro do quarto, colocando-o em sua caminhonete e parte para achar um local onde poderia enterrar o garoto, no caminho Jack bem astuto se desenrola do tapete, com um pouco de dificuldade, pois a caminhonete está em movimento, depois de um tempo se debatendo e tentando se levantar Nick o vê tentando pular da caminhonete e quando ele para é o momento em que Jack salta e corre pedindo ajuda, o garoto está muito debilitado e mal consegue andar e correr, por sorte Jack se tromba com um pedestre que passava levando seu cachorro para passear, Nick consegue pegar o garoto, mas Jack continua pedindo ajuda o pedestre vendo que há algum problema tenta se comunicar com Nick dizendo que irá chamar a polícia, irritado Nick joga o garoto sobre a grama que fica até a polícia chegar.



Logo após a chegada da polícia os oficiais tentam pegar o máximo de informações para saber de onde Jack é, o que fazia na rua e por que fugia, depois de tempo e muita paciência dos oficiais Jack começa a soltar algumas pistas, com o que ele fala os policiais conseguem ter um parâmetro de onde e vão até a casa, ao chegar os oficiais fazem uma verificação na casa pelo lado de fora percebendo que não tem ninguém seguem para os fundos da casa, onde consegue achar Joy, o reencontro dos dois é emocionante, creio que é a parte do filme onde você se debulha em lágrimas (cuidado para não se engasgar com a pipoca). Logo depois os oficiais os levam para o hospital, onde são hospitalizados e cuidados, os pais de Joy são localizados e logo após são levados para casa, onde começa uma nova jornada “A Readaptação”, como voltar ao ciclo normal de vida, depois de sete longos anos? Uma pergunta que a trama tenta responder mostrando o processo de readaptação da família, Joy passa por alguns momentos ruins onde da uma entrevista e a jornalista pergunta sobre o pai de Jack (algo que Joy não gostaria de falar nunca) depois Joy também tenta suicídio, Jack sabendo dos problemas que sua mãe está enfrentando gentilmente sugere a sua avó cortar seus lindos cabelos longos, intrigada sua avó questiona o por que: “Ele diz que a força está em seus cabelos e gostaria de corta-lo para entregar a sua mãe”, sabemos que a referencia vem da história Bíblica Sansão e Dalila, onde um homem era medido pela força fornecida por seus cabelos. Sua avó então corta seus cabelos e leva para Joy, motivada por esse gesto simples e tocante de seu filho ela volta para casa e depois de um tempo Joy e Jack voltam ao quarto e a casa de Nick, onde encontram praticamente tudo em péssimo estado, Jack se despede do quarto onde passou uma boa porcentagem de sua vida e creio que ao se despedir é uma forma de finalizar um capítulo, para se construir uma outro história, diferente, agora cheio de novas possibilidades, sonhos que talvez ele nunca tenha pensado, uma vida cheia de expectativas pela frente, Jack e Joy vão embora para começar uma nova jornada. Nick? Nick não foi encontrado, acho que a trama aborda um dos temas que mais assolam o mundo a injustiça, mas só de pensarmos que a vida lhes foi dada novamente, já é um motivo bom para seguir em frente e o resto a vida também se encarrega de fazer.


O filme foi lançado 18 de fevereiro de 2016.

 
 
 

댓글


Faça parte da nossa lista de emails

© Parágrafo e Travessão

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page